terça-feira, 16 de julho de 2019

É tolice alimentar o ódio




“Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos”. Eclesiastes 7.9

O contrário da ira é a mansidão, a longanimidade.

Quem nunca se irou? Esse sentimento é próprio da natureza humana. O apóstolo Paulo nomeia como “obras da carne” e acrescenta ainda mais do que essa palavra. Vejamos:

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advito, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” Gálatas 5.19 e 20

Vale ressaltar que esse sentimento é próprio da nossa natureza humana, decaída por causa do pecado de Adão e Eva. Em outras palavras, todos nós já tivemos pelo menos um desses sentimentos e seguimos suscetíveis a eles. O que não pode é deixar que essas obras da carne sejam praticadas ou manifestas constantemente em nossas vidas.

Gosto muito de Eclesiastes 7. 20 que diz “Todavia, não há um justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque”.

Mais uma vez, o pecado faz parte da natureza, porém é preciso lutar contra ele. E como se faz?

Através da ajuda do Espírito Santo, nosso Conselheiro, que Jesus nos deixou ao subir aos céus.

Vejamos os versículos seguintes as obras da carne. Gálatas 5.21 e 22 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e os seus desejos.”

Se andarmos no Espírito, o fruto dele se manifestará em nós através das nossas atitudes. E as obras da carne? Precisam ser crucificadas, mortificadas, levadas a óbito.

Oremos:
Meu Deus amado, tenha misericórdia de mim, pois o bem que eu quero fazer, muitas vezes não faço. Convido agora o seu Santo Espírito a morar no meu coração e a se manifestar em mim através do seu fruto. Ensina-me a abandonar todo mal relacionado a natureza carnal. Que a ira ou qualquer desses sentimentos não me domine. Que eu seja prudente em nome de Jesus. Amém

Um comentário:

  1. Amém! A luta é constante, mas no final seremos vencedores em nome de Jesus!

    ResponderExcluir